A Freguesia do Sobral da Abelheira permanece essencialmente agrícola, mantendo praticamente inalterada a paisagem bucólica que a caracteriza.

 
 
  Igreja de N Sra. da Oliveira.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no Sobral, e a Capela de Nossa Senhora da Piedade, no Codeçal, são valiosos exemplares da arquitectura religiosa da freguesia.

Sob o alpendre, apresenta a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira um portal de cantaria em carena, com elementos manuelinos dominantes na escultura ornamental. No seu interior encontra-se uma pia baptismal de gomos. A origem deste templo está ligada a uma lenda, segundo a qual um fidalgo, acompanhado do seu escudeiro, vendo-se atacado na mata por uma fera, e implorando fé à Santíssima Virgem, esta se lhe manifestou numa oliveira. Cheio de ânimo, venceu a fera com uma lança. Em louvor e devoção para com a Virgem, o cavaleiro terá mandado edificar a Igreja consagrada a Nossa Senhora da Oliveira, precisamente no local onde a aparição ocorreu.

O frontal do altar apresenta azulejos alusivos à lenda. Datada de 1756 está a Capela da Nossa Senhora da Piedade, que ostenta imagens e painéis da autoria dos barristas da Escola de Escultura de Mafra. O frontal do altar apresenta um baixo-relevo iconografando três dos Santos Patronos de Lisboa, Máxima, Júlia e Veríssimo.

 
  Painel de azulejos na fachada da Capela da N. Sra. da Piedade.
 
  Interior da Capela de N. Sra. da Piedade.