Mafra é um dos 15 concelhos pertencentes ao distrito de Lisboa e um dos nove que integram a área metropolitana da capital.

 
 
  Gráfico 1- Área por freguesia em Km2

Limitado a Norte pelo Concelho de Torres Vedras, a Este pelos de Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures, e a Sulpelo de Sintra, o Concelho de Mafra ocupa uma área de 290,74 km2, entre a Lezíria do Tejo e a costa do Atlântico, nas coordenadas 30ºN e 9ºW. Mafra é a mais extensa das suas 17 freguesias, com 47,671 km2 de área, seguindo-se a Encarnação (28,537 km2) e o Milharado (25,664 km2). A mais pequena é Vila Franca do Rosário, com apenas 6,167 km2 (gráfico 1).



 
 
  Quadro 2- Evolução da população residente no Concelho de Mafra desde 1900.

De acordo com os dados referentes a 1996, residiam no Concelho de Mafra 44 450 habitantes (quadro 2), a que corresponde uma densidade populacional de 152 habitantes por quilómetro quadrado, significativamente inferior ao registado no distrito de Lisboa em 1991 (743,1 hab/km2).

As Freguesias da Venda do Pinheiro, Malveira e Ericeira são as que apresentam valor mais elevado de densidade populacional, todas elas com mais de 370 hab/km2, enquanto Sobral da Abelheira e Igreja Nova registam os valores mais reduzidos, com menos de 100 hab/km2.

Por outro lado, a humidade relativa em todo o concelho pode ser considerada elevada, sendo no litoral e no Verão que se registam os maiores valores.



 
 
  A rede viária no Concelho de Mafra. (Amplie para verificar legendas).

Uma rede viária, tendo como principais eixos as estradas nacionais EN8, EN9, EN116 e EN247, serve todo o Concelho de Mafra e liga-o aos concelhos de Torres Vedras, Sintra, Loures, Sobral de Monte Agraço e Lisboa (ver mapa).

A auto-estrada A8, que liga Lisboa a Torres Vedras, veio ajudar a desenvolver a região e a formar o que pode ser considerado como "o maior centro urbano do concelho" - o sistema Malveira-Venda do Pinheiro.

Em termos de rede ferroviária, o concelho é servido pela linha do Oeste, com estações nos arredores de Mafra e na Malveira e apeadeiros em Alcainça, Moinhos e Jerumelo.